sábado, 18 de agosto de 2007

Malefícios do Sol

Há coisas que não consigo mesmo entender. Chega o Verão e a história é sempre a mesma. A toda a hora vemos na televisão e ouvimos na rádio que é necessário termos cuidado com o sol, aplicar protector solar, evitar a exposição solar entre as 11h e as 16h, blá blá blá... Cada vez que ouço estes conselhos penso "mas porque é que estão a dizer outra vez o mesmo, já toda a gente sabe!".
Mas basta-me ir à praia uma vez para perceber que na realidade todos estes conselhos não são suficientes, tal é a inconsciência e irresponsabilidade das pessoas.
Adoro ir à praia de manhã, é mais sossegado e normalmente não há vento. Ás 11h, nem preciso consultar o relógio porque começo a sentir o calor em demasia para o meu corpo, recolho as minhas coisinhas para regressar a casa. É incrível a quantidade de pessoas que está a chegar à praia a essa hora. A concepção de férias dessas pessoas é acordar tarde, ir para a praia sem qualquer cuidado nem receio do sol e aproveitar ao máximo para bronzear. E mais engraçado é que quando essas pessoas são chamadas à atenção a resposta é sempre a mesma "O sol nunca me fez mal, não é agora que vai fazer. Vês, eu nem sequer fico vermelho!". É mesmo frequente encontrar-se na praia alguns "camarões" que continuam a expôr o seu belo corpinho ao sol sem qualquer cuidado. "Está vermelho mas depois fica moreno", é o pensamento de tão sábias pessoas!
Mas afinal, o que é que estas pessoas ainda não perceberam?? Os problemas advindos do excesso de exposição solar não se verificam no dia seguinte! Daqui a uns anos queixam-se do azar porque têm um cancro de pele ou outra doença qualquer, mas agora não fazem nada pela sua própria saúde. Isto só pode ser inconsciência e é urgente mudar este tipo de comportamentos.
O sol é tão bom quando bem aproveitado, com os devidos cuidados e sem exageros desnecessários!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Feira Medieval - Santa Maria da Feira



Ontem fui, pela primeira vez, à Feira Medieval de Santa Maria da Feira. Vale a pena, é mesmo uma viagem no tempo. Um excelente programa para que as férias não sejam monótonas. Basta andar nas ruas para se sentir que fomos transportados no tempo. Os estabelecimentos comerciais aderem em massa a esta iniciativa e decoram as suas entradas a rigor, com panos de sarapilheira e fardos de palha. Até os caixotes de lixo estão revestidos com sarapilheira e os sinais de trânsito cobertos com o mesmo material, para dar um ar mais verídico ao evento.

Por todo o lado há barraquinhas de artesanato, de petiscos, bebidas, chás e doçarias, uma autêntica perdição! Há também diversos restaurante onde se podem degustar refeições ao estílo medieval. E, claro está, não poderia faltar a típica fogaça da Feira, uma delícia!

Os eventos são muitos e variados, dispersos por uma basta área devidamente identificada. O melhor é mesmo passar por um dos postos de informação (há vários espalhados pelo recinto) e pedir um programa onde estão especificados todos os eventos a acontecer nos próximos dias e tem um mapa da viagem medieval. Assim é mais fácil não se perder no meio deste mundo fantástico.

Gostei, gostei mesmo muito de conhecer esta Feira Medieval e aconselho a quem puder dar lá um saltinho, vale mesmo a pena!